fbpx

Saiba quem pode receber dois benefícios do INSS ao mesmo tempo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou as novas regras sobre o acúmulo de benefícios, após a Reforma da Previdência entrar em vigor. Os beneficiários podem receber duas aposentadorias oficiais ao mesmo tempo, desde que os pagamentos sejam oriundos de regimes diferentes. 

Por meio deste texto, a Prime Advogados vai explicar melhor, citando casos hipotéticos. Se ainda restar dúvidas, não hesite em nos consultar. É muito importante que o aposentado e/ou pensionista conheça todas as suas possibilidades, pois, em tempos difíceis como o atual, qualquer acréscimo na renda mensal pode ser essencial para o pagamento de contas e compras primordiais – alimentação e remédios, por exemplo. 

Imagine a situação hipotética de um professor que tenha dado aulas na rede pública de ensino e em escolas particulares, algo bastante comum, inclusive. Na hora de se aposentar, ele pode acumular tanto os benefícios do INSS, como do regime próprio de previdência do município ou estado em que trabalhou. 

Agora vamos pensar em outro caso hipotético: a pessoa, além de ter direito à aposentadoria por seu tempo de trabalho, também possui um valor a receber relacionado a uma pensão por morte do (a) companheiro (a). Neste cenário, ela tem acesso aos dois benefícios, porém, receberá totalmente apenas a maior quantia – a outra não será recebida integralmente. 

Quando o acúmulo é proibido? 

Benefícios relacionados aos seguintes “combos” estão proibidos. Nestes casos, o beneficiário não tem condições de acumular valores:

Salário-maternidade e auxílio doença;

Auxílio-doença + aposentadoria;

Aposentadoria e abono de permanência de benefício;

Duas pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;

Seguro-desemprego + outro benefício da Previdência, salvo pensão por morte ou auxílio

acidente. 

Como dissemos anteriormente, se houver questionamentos sobre o acúmulo de benefícios do INSS, procure a Prime Advogados agora mesmo. Nossa equipe vai auxiliá-lo no entendimento e no processo de buscar os valores que você tem direito!